- 06/06/2025
A ouvidora regional do SUS da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Rejane Guimarães, ministrou palestra para os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e demais interessados, na tarde de hoje, dia 17 de maio.
De acordo com Rejane, desde 2014 funciona a Ouvidoria do SUS na 15ª CRS, que recebe denúncias e reclamações dos cidadãos na área da saúde.
O atendimento é realizado pelos telefones (55) 3742 1333/1480 e 0800 6450 644, whatsapp (51) 98405 4165, e-mail ouvidoria15crs@saude.rs.gov.br ou presencial na Avenida Independência, 246, Centro, Palmeira das Missões.
A Ouvidoria do SUS funciona da seguinte forma: Rejane recebe a demanda do cidadãos pelos vários canais, dando a possibilidade da pessoa se identificar ou ficar anônima; a classifica; repassa para a área responsável; e tem prazo de 30 dias (prorrogável por mais 30) para dar retorno ao cidadão.
“A Ouvidoria do SUS é um espaço de cidadania e de comunicação entre o cidadão e os gestores do SUS. É um instrumento voltado para garantir que as manifestações e contribuições da população subsidiem as ações dos gestores na avaliação e melhoria da qualidade dos serviços de saúde, permitindo a construção de uma sociedade mais informada e participativa”, disse Rejane.