- 18/12/2024
SAÚDE. PUBLICA
FISCALIZAÇÃO DA DENGUE
A Secretaria Municipal de Saúde, Diante da Real situação dos constantes casos de Dengue que vem aumentando nos Municípios que compõe a Região Celeiro, com isso cabe ressaltar, que no Município de Redentora, TEMOS UM CASO DE DENGUE E OUTRO DE FEBRE CHIKUNGUNYA.
Entretanto a equipe da Vigilância Epidemiológica, esta atuante no dia-a-dia nas tarefas cotidianas, com Trabalhos Práticos de Eliminação de Focos e também, coletas de Larvas, para serem feitos Análise Laboratorial, para decifrar o Mosquito Aedes Aegypti, Causador de Dengue, Febre Chikungunya, E Zika Virus.
O Vetor, do Mosquito da Dengue, se desenvolve em Aguas Paradas proveniente da chuva e também quando for regar as Plantas, por ter o acumulo de Agua Parada; É ali pode desenvolver as Larvas, QUE DA FASE INICIAL ATÉ CHEGAR A FASE ADULTA, SÃO DE SETE DIAS, E OUTRA FAMÍLIA DE MOSQUITO ESTÁ FORMADA.
Locais onde podemos localizar são: As Plantas Bromélias que acumulam agua, Compartimento atrás da Geladeira, Ralo do Banheiro, Pneus, Caixas de Agua, entre outras vasilhas com a finalidade de Armazenamento, sem tratamento adequado no combate e a ação do Mosquito Aedes Aegypti.
Faça o manejo adequado, elimine, vira fora toda e qualquer recipiente que posa conter, agua parada.
Neste período, e nos Próximos Três Meses, são os meses mais críticos, e com maior incidência na proliferação de Mosquitos Adultos, sendo o transmissor de Dengue, Febre Chikunguya e Zika Virus.
Podendo contagiar as Pessoas, principalmente o Zika Virus, em Mulheres que estão em período de Gestação, e o Bebê poderá ter problemas futuros.
O Município encontra-se, com dois CASOS POSITIVOS, com a sua colaboração no manejo de eliminação de Focos, evitaremos, novos Contágios por este inseto.
Redentora RS, 04 de Abril de 2023
Atenciosamente Setor Epidemiológico