- 18/12/2024
Profissionais da Saúde dos municípios de Redentora, Braga, Coronel Bicaco, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Campo Novo e Humaitá estiveram reunidos no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Redentora, na tarde de ontem, dia 30 de agosto, para troca de conhecimentos e celebração em prol da amamentação.
O encontro se chamou Roda de Conversa do Agosto Dourado e foi coordenado por profissionais do Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela. Agosto é o mês dedicado a reforçar que o leite materno concentra todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê.
A secretária Municipal de Saúde de Redentora, Monica Manica, reforça que o leite materno deve ser o alimento exclusivo do recém-nascido até seus seis meses de vida, sendo ideal a continuação da amamentação até os 2 anos do bebê.
Monica também ressalta o quanto é importante para o Município a parceria com o Hospital Santo Antônio. “O Hospital Santo Antônio é referência para Redentora no tocante à Rede Cegonha, uma rede de cuidados que assegura o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto, abortamento e puerpério para as mulheres, e direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis às crianças. Além disso, conta também com a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin), com profissionais com longa experiência”, afirma Monica.
Benefícios da amamentação:
– 13% menos chances de sobrepeso/obesidade;
– 35% menos chances de desenvolver diabetes tipo 2;
– bebês que recebem leite materno adquirem componentes que os protegem contra o desenvolvimento de doenças alérgicas e, também, apresentam melhor desempenho escolar.