Administração Municipal promove Semana Pedagógica voltada aos professores

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), está promovendo a Semana Pedagógica, voltada aos professores e às equipes diretivas das Escolas Municipais de Redentora.

A Semana teve início na manhã de hoje, dia 06 de fevereiro. A abertura do evento foi realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde e contou com as presenças do prefeito Denilson Machado da Silva (Belô) e da secretária Municipal de Educação e Cultura, Anilva Giacobbo.

De acordo com o prefeito Belô, a partir de hoje se inicia uma Copa do Mundo em que os vencedores são os professores, os estudantes e o Município de Redentora. Ele agradeceu à professora Anilva por ter aceito seu convite para a assumir a Smec.

A secretária Anilva frisou que os alunos são a razão de os professores estarem nas escolas.

A coordenadora pedagógica da Smec, Daiana Schroeder, explanou sobre o novo Sistema de Ensino adotado em Redentora: o SIM, da Editora FTD.

O fiscal tributário Magnus Antonio Giacomini ministrou palestra sobre os projetos pedagógicos a serem desenvolvidos nas escolas sobre Educação Fiscal e o programa Nota Fiscal Gaúcha.

Magnus explanou sobre o Programa Estadual de Educação Fiscal (PEF/RS), que faz parte de um conjunto de iniciativas legais que buscam fortalecer a cidadania fiscal no Rio Grande do Sul.

“Cidadania Fiscal é um conceito correlacionado à função social do tributo. Não há saúde, educação, segurança ou manutenção dos direitos básicos sociais sem a existência do tributo. Mesmo alguém que tenha recursos econômicos o suficiente para não depender do Estado no atendimento de saúde, educação ou segurança, precisa do Estado através dos sistemas Judiciário e Legislativo para resolução de situações de conflito e para regulamentar os assuntos que afetam a coletividade”, disse o fiscal tributário.

No decorrer desta semana serão realizadas formações sobre o Sistema SIM/FTD. Amanhã, dia 07 de fevereiro, a formação será voltada aos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no turno da manhã, e ocorre na Sala de Reuniões da Smec. Na parte da tarde a formação será para os professores dos Anos Iniciais, também na Smec.

No dia 08 de manhã, formação para professores dos Anos Iniciais, e à tarde para os da Educação Infantil, assim como no turno da manhã do dia 09. Na tarde do dia 09 e na manhã do dia 10 haverá reuniões nas Escolas.

A programação da Semana se encerra com uma palestra-show sobre Inteligência Emocional, com início às 13h do dia 10, no Salão Paroquial.