Secretaria Municipal de Saúde promove pedágio educativo sobre Autismo

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 26/04/2024 às 10:48   |   Imprimir

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove um pedágio educativo sobre Autismo na manhã de hoje, dia 26 de abril, na Avenida Constante Luiz Gemelli. Os motoristas que passam pelo local são abordados para que se repasse a eles informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O TEA consiste em uma série de condições decorrentes de uma alteração no desenvolvimento neurológico, caracterizado principalmente pela dificuldade de comunicação e interação social. O Autismo pode apresentar-se de maneira variável, de casos leves a severos.

O TEA geralmente aparece na infância e tende a persistir na adolescência e também na idade adulta. É fundamental a ocorrência de ações amplas em ambientes físicos e sociais, tornando-os mais acessíveis, inclusivos e de apoio.

Em Redentora, o Grupo Terapêutico Pais e Amor tem encontros sempre às terceiras segundas-feiras do mês, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, às 18h30min.

O Município de Redentora aderiu ao TEAcolhe, um programa do Governo do Estado que visa a atender à Política Estadual de Atendimento Integrado às Pessoas com Transtornos do Espectro Autista, garantindo e promovendo o atendimento às necessidades específicas das pessoas com Autismo, com foco no desenvolvimento pessoal, inclusão social, cidadania e apoio às famílias.

O objetivo do programa é organizar e fortalecer as redes municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social no atendimento às pessoas com Autismo e suas famílias. A equipe do TEAcolhe desenvolve ações buscando a conscientização e sensibilização da sociedade sobre o tema.