Escolas Municipais participam de intercâmbio de fazeres

Iniciou-se nesta semana o “Intercâmbio de Fazeres”, do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), organizado pela formadora Daiane Schroeder, da Secretaria Municipal de Educação de Redentora, entre as turmas da Educação Infantil- pré-escola A e B, das Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Na terça–feira, dia 29 de outubro, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Jocélia dos Santos Borges visitaram os alunos da Pré-escola A, da Emei Gente Miúda, levando consigo várias petecas, brinquedos confeccionados pelos alunos visitantes e entregue ao acervo de brinquedos da Escola visitada.

Hoje, dia 31 de outubro, os alunos da pré – escola A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Assis Brasil, realizaram o intercâmbio com os alunos da pré –escola B da Emef Maria Belmont Albert. A turma da Pré – Escola A contou através de fantoches a história dos Três Porquinhos e presenteou as crianças com os fantoches de meias, confeccionados em sala de aula.

Já a turma da pré-escola B da Escola visitante contou a história da boneca Abayomi, que foi criada na época da escravidão, aproveitando o momento para referenciar que no próximo dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra. Os alunos presentearam com as referidas bonecas.

 O Programa LEEI constitui-se em uma proposta de desenvolvimento profissional e está sendo desenvolvido em 15 Estados e no Distrito Federal, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023.

Tem por objetivo ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.