Redentora intensifica prevenção à dengue

• Apesar de não registrar casos de dengue desde 2016, o Município de Redentora está intensificando o combate aos focos de mosquito transmissor da doença

Assunto: Administração  |   Publicado em: 06/09/2019 às 09:56   |   Imprimir

Apesar de não registrar casos de dengue desde 2016, o Município de Redentora está intensificando o combate aos focos de mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Ontem, dia 05 de setembro, foi realizada uma reunião no Gabinete do Prefeito com a presença do agente de Saúde Pública do Ministério da Saúde, Jair Martins. Ele também integra a Força Tarefa do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria Estadual de Saúde para o enfrentamento do Aedes. Também participaram do encontro o agente de Saúde Pública do Ministério da Saúde Glênio Rosa e a veterinária Jenifer Ávila, coordenadora técnica do programa de combate ao Aedes da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

Promoveram a reunião o prefeito Nilson Paulo Costa; a primeira dama Eliane Amaral Costa; e a secretária Municipal de Saúde, Carla Miranda. Estiveram presentes a enfermeira Ranieli Giacobo Bottega e os agentes comunitários de Combate à Endemias do Município.

Entre as várias ações realizadas em Redentora na prevenção à dengue, zika e chikungunya - os vírus transmitidos pela picada do mosquito infectado - está a realização de mutirões de limpeza; a distribuição de repelentes para as gestantes, que podem solicitar o produto na Farmácia Básica da Secretaria Municipal de Saúde; e as atividades educativas nas escolas.

Agora vai ser montado um comitê de combate ao mosquito e o prefeito Nilson vai providenciar uma ordem de serviço para que cada secretário municipal realize uma vistoria no pátio da sua Secretaria, uma vez por semana, para verificar se existem focos do Aedes. “A prevenção é muito importante. Temos aqui em Redentora um índice baixo de infestação do mosquito mas podemos melhorar ainda mais”, disse o prefeito Nilson.