Reunião do Fórum Brasil-China de Saúde debate produção de fitoterápicos

O prefeito Malberk Dullius participou da primeira reunião sobre o intercâmbio entre Brasil e China na área da Saúde, na manhã de ontem, dia 10 de julho, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
O secretário Municipal de Assistência Social, Ivonildo dos Santos, fez a abertura da reunião, que teve como convidado o jornalista, escritor, consultor e coordenador do Fórum Brasil-China de Saúde (FBCS), Daniel Castro, e foi promovida pela Administração Municipal de Redentora, FBCS e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). A reunião contou com a participação on line da presidente do FBCS, Patrícia Zhao.
Também estiveram presentes o vice-prefeito de Redentora, Noedi Casagrande; o presidente da Câmara de Vereadores, Denilson Machado da Silva; o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Valni Della Flora; o sub-prefeito de Vila São João, Artur Casagrande; o cacique Kaingang da Terra Indígena do Guarita, Joel Ribeiro de Freitas; o cacique Guarani, Sandro; Romário Rosseto, representante do MPA; e o assessor parlamentar Milton dos Santos Morcelli.
O prefeito Malberk disse que a Administração Municipal vai dar apoio no que for possível para a realização da Feira Internacional de Fitoterápicos, que deve ser realizada em maio de 2024 na Terra Indígena do Guarita.
O vice-prefeito Noedi declarou-se um defensor dos fitoterápicos e da medicina alternativa. “Tenho certeza de que a produção de fitoterápicos é uma fonte de renda que se abre. Os indígenas e os agricultores sabem produzir. Por que não aproveitar esse conhecimento?”, disse.
O cacique Joel disse que a produção de fitoterápicos trará autonomia financeira para a população indígena, que tem conhecimento sobre medicina alternativa.
Segundo o presidente da Câmara, Denilson, Redentora vai ter o prazer e o orgulho de desenvolver os fitoterápicos. “A Câmara de Vereadores vai apoiar essa ideia. É uma porta que se abre”, afirmou.
A presidente do FBCS, Patrícia Zhao, assinou o protocolo de intenções para o intercâmbio, através do qual poderão ser trazidos equipamentos da China para o Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, por exemplo.
Com o intercâmbio entre Brasil e China também existem as possibilidades de construção de uma agroindústria para o beneficiamento de fitoterápicos e de um centro nacional de pesquisa de fitoterápicos.